Resumo
A série Vigilância, desenvolvida durante a oficina de fotografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), busca a reflexão sobre a presença das câmeras de videomonitoramento em espaços cotidianos como o transporte público. A incerteza sobre a funcionalidade deste equipamento abre margem para o questionamento da sua finalidade: estaria este sendo utilizado apenas como exercício de poder baseado num discurso de segurança? Como elementos visuais, a série apresenta os seguintes recursos: a fotografia, a fotomontagem e a montagem. A intervenção na imagem, a sobreposição dos pixels e seus formatos, e o embasamento artístico pautado no movimento concretista.

Fotografia tirada em maio de 2022 dentro de um ônibus no Rio de Janeiro

Fotomontagem feita a partir da fotografia anterior, com as câmeras propositalmente replicadas para enfatizar a vigilância cotidiana

Montagem feita a partir da sobreposição de pixels com o recorte da câmera, agrupada em formato específico, fazendo alusão à bala de revólver simbolizando a intimidação e o abuso de poder

Montagem feita a partir da sobreposição de pixels com o recorte da câmera, agrupada em formato específico, fazendo alusão ao rosto de quem vigia: dois olhos, nariz e boca



