Instruções

POLÍTICAS DE SEÇÕES

Artigos

Textos acadêmicos no formato de artigos científicos, que devem trazer uma contribuição original ao campo de estudos de internet e sociedade. Trabalhos interdisciplinares e que são fruto de investigações empíricas são especialmente bem-vindos. Serão aceitos textos em português, espanhol e em inglês.

Revisado pelos pares

Textos Curtos

Com um perfil distinto dos tradicionais artigos acadêmicos, esta seção é destinada para textos curtos focados na apresentação de discussões curtas ou da apresentação de estudos de casos aplicados. A seção priorizará a apresentação de policy papers por agentes do governo que desejem apresentar estudos sobre seus órgãos e suas iniciativas e da descrição e análise de atuações, iniciativas e casos de organizações da sociedade civil; estudos aplicados de estudiosos, militantes, dentro das temáticas da revista.

Revisado pelos pares

Entrevistas

Entrevistas com gestores públicos, indivíduos em cargos de confiança no governo, políticos, líderes e agentes da sociedade civil que sejam de alta pertinência para os campos de estudos descritos no foco e escopo e nas temáticas da revista.

Traduções

Traduções de artigos, capítulos de livro e textos originais de outras línguas que apresentem pertinência aos estudos e temáticas do foco da revista.

Indexado

Resenhas

Resenhas de livros e coletâneas, que apresentem uma leitura crítica de obra publicada nos últimos 36 meses a contar da data de envio do texto. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada. 

Indexado

Produções artísticas

Serão aceitas narrativas de ficção, poesias, ilustrações, quadrinhos, fotografias e outras linguagens que dialoguem com os temas da revista de forma ampla. 

Indexado

Todo o conteúdo da revista será publicado em formato aberto e sob licença creative commons CC-BY 4.0.

Processo de Avaliação pelos Pares

As seções de artigos e de short papers são avaliadas pelos pares da seguinte maneira:

Etapa 1 – Desk Review

Os editores chefes, editores executivos e/ou editores convidados (para dossiês) fazem uma primeira avaliação do manuscrito em termos do foco e escopo da revista, regras de submissão, política de ética e critérios de originalidade. Os artigos poderão ser escaneados por softwares de similaridade. Observando tais critérios, os manuscritos poderão ser recusados ou aprovados para a avaliação para os pares. Esta etapa dura em média de 30 a 45 dias (contados do final da chamada de artigos da última edição);

Etapa 2 – Avaliação por pares Blind Review

A revista adota a avaliação por partes no sistema de double blind reviews, na qual no mínimo cada manuscrito é analisado qual os textos são avaliados por no mínimo 2 pareceristas anônimos, que não saberão a identidade de autores. Os pareceristas podem indicar I) a publicação; II) necessidade de revisões menores; III) necessidade de revisões profundas ou III) rejeitar a publicação. Em caso de controvérsia entre os pareceres, o manuscrito poderá submetido a um terceiro parecer. A equipe editorial se reserva o direito a rejeitar um artigo, caso haja uma indicação de rejeição e outra de revisões profundas. Esta segunda etapa costuma ser finalizada em 45 a 60 dias. A publicação dos artigos curtos aprovados está condicionada a aspectos editoriais e orçamentários da revista.

Avaliação: avaliadores inscritos no banco de pareceristas da revista ou por convite ad hoc (conforme sugestões da equipe editorial, do conselho editorial, dos editores convidados ou de outros critérios com base no currículo Lattes). Serão priorizados avaliadores com titulação mínima de doutor.

A revista Internet & Sociedade é uma das poucas revistas brasileiras de acesso aberto a remunerar o trabalho dos pareceristas, buscando incentivar essa atividade no meio acadêmico. A remuneração geralmente se dá na forma de bônus para compra de materiais acadêmicos.

Processo de avaliação pela equipe editorial

Entrevistas, resenhas, traduções e produções artísticas são avaliadas diretamente pela equipe editorial da revista, seguindo os critérios de originalidade, pertinência e aderência ao foco e escopo da revista. A contribuição pode ser aceita ou rejeitada. Caso seja aceita, a equipe editorial pedirá revisões e adequações ao formato e às necessidades da revista.

Periodicidade

A revista Internet & Sociedade é um periódico científico semestral publicado pelo InternetLab, centro independente de pesquisa em direito, políticas públicas e tecnologia localizado em São Paulo (SP).

A revista funciona através de chamadas de artigos e de dossiês, mas eventualmente aceita submissões em fluxo contínuo, conforme decisão da equipe editorial.

Política de Acesso Livre

A revista Internet & Sociedade é um periódico em formato aberto e  sob licença creative commons CC-BY 4.0, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja correta e devidamente citado.

Para facilitar a abertura e distribuição, todos os produtos acadêmicos são publicados tanto no formato .pdf quanto .html.

Portanto, os produtos publicados na revista pertencem aos respectivos autores e entrevistados com cessão de direitos a revista para publicação em sistemas de indexação, agregadores e curadores de conteúdo. Autores são incentivados a depositar seus trabalhos, após publicação, em páginas pessoais, repositórios e portais institucionais, nos quais sugere-se a referência à publicação na revista Internet & Sociedade, incluindo o link.

A revista não cobra qualquer tipo de taxa para submissão, processamento e publicação de artigos e outros materiais.

Patrocínio da Revista

A revista Internet & Sociedade é mantida pelo InternetLab, centro independente de pesquisa em direito, políticas públicas e tecnologia localizado em São Paulo (SP).

Política de ética e integridade da pesquisa

A revista Internet & Sociedade se pauta pelos princípios de ética e integridade na pesquisa, conforme o manual de boas práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (http://www.fapesp.br/boaspraticas/), Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica do Programa SciELO, no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos, disponibilizado pelo Committee on Publication Ethics (COPE).

Os autores devem estar atentos a tais boas práticas. Notadamente, toda pesquisa que envolva seres humanos deve vir acompanhada de uma aprovação de comitê de ética do instituto de pesquisa do autor ou de uma justificativa expressa de não apresentar tal aprovação. 

Pesquisas em redes sociais digitais, em aplicativos de comunicação interpessoal (e.g. Whatsapp, Telegram, Signal etc.) ou similares deverão apresentar a aprovação da pesquisa em comitê de ética e/ou seção no artigo tratando dos aspectos éticos.

Conflito de Interesse – os autores de qualquer trabalho submetido à revista devem informar à equipe editorial sobre quaisquer possíveis conflito de interesse na pesquisa e em sua avaliação na submissão do manuscrito ou durante o processo editorial.

Política de Privacidade

A revista Internet & Sociedade funciona respeitando a LGPD do Brasil e todos dados e informações coletados durante o processo de submissão e editorial serão usados exclusivamente para a publicação dos artigos, processos de indexação e para análises de métricas de bibliometria. Os dados individuais dos autores não serão em nenhuma hipótese compartilhados ou usados para outros fins.

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INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Submissão

Para a submissão de quaisquer materiais para a revista Internet & Sociedade, os autores devem se cadastrar no sistema de submissão online da revista, preencher os dados requisitados, e seguir as indicações para envio do texto. Não há titulação mínima. Esta é a única forma aceitável de submissão de trabalhos para avaliação. 

Artigos

Os artigos científicos precisam ser contribuições inéditas e não estarem sendo avaliadas por outras revistas. Como inédito, considera-se que os textos não foram publicados em periódicos, livros e em outros produtos com revisão pelos pares. Se não for o caso, enviar justificativa para o corpo editorial no momento da submissão.

Os textos devem trazer uma contribuição original ao campo de estudos de internet e sociedade. Trabalhos interdisciplinares e que são fruto de investigações empíricas são especialmente bem-vindos. Serão aceitos textos em português, espanhol e em inglês.

Para esta seção, a titulação mínima é de doutorando. Graduandos, graduados, mestres e mestrandos poderão publicar, desde que haja ao menos um doutor entre os autores.

Submissões devem ter entre 8.000 e 10.000 palavras, incluindo notas de rodapé, tabelas e referências. Os textos devem ser redigidos em fonte Times New Roman, 12, espaçamento 1,5 entre linhas e sem espaços antes ou depois dos parágrafos.

A submissão dos arquivos deverá ser em formato .doc, .docx ou .odf  e não devem conter a autoria ou quaisquer elementos que possam identificá-los, incluindo  notas finais e referências finais, sob pena de terem a submissão arquivada.

Os artigos deverão necessariamente apresentar:

Título: deve expressar de maneira clara e resumida o objetivo do artigo. Limite de 150 caracteres, incluindo eventuais subtítulos. Deve ter uma versão em inglês. Caso a submissão seja em inglês ou espanhol, deverá apresentar uma versão em português também.

Title: tradução do título e subtítulo para o inglês. Limite de 150 caracteres. Submissões em espanhol e inglês devem vir acompanhadas de uma versão do título em português.

Resumo: breve resumo do artigo, destacando-se o estudo ou a discussão realizada e as efetivas contribuições ao campo de estudo. Sugere-se seguir o modelo IMRAD (introdução, métodos, resultados e discussão). Máximo de 250 palavras.

Abstract: tradução do resumo para o inglês. Sugere-se que a tradução seja por profissional. Máximo de 250 palavras.

Palavras-chave: três a cinco palavras-chave separadas por vírgula que resumam o escopo de pesquisa ou reflexão do texto. Deve-se priorizar a escolha por palavras e expressões representativas do campo de pesquisa, temática e/ou técnica de pesquisa.

esumo para o inglês. Sugere-se que a tradução seja por profissional. Máximo de 250 palavras.

Referências: as referências no texto e no final seguem o padrão APA. Todas as referências utilizadas no texto deverão estar no final. Não podem existir referências no final que não tenham sido citadas no corpo do texto. Ver abaixo os exemplos.

Artigos:

Cesarino, L. (2020). Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Internet & Sociedade, 1(1), 91-120.

Gomes, W., & Dourado, T. (2019). Fake news, um fenômeno de comunicação política entre jornalismo, política e democracia. Estudos em Jornalismo e Mídia, 16(2), 33-45. DOI: 10.5007/1984-6924.2019v16n2p33

Capítulos:

Butler, T., & O’Brien, L. (2019). Understanding RegTech for digital regulatory compliance. In Lynn, T.; Mooney, J; Rosati, P. & Cummins, M. (ed.) Disrupting Finance (pp. 85-102). Palgrave Pivot, Cham.

Grohmann, R. (2020). Plataformização do trabalho: características e alternativas. ANTUNES, R.  (ed.) Uberização, trabalho digital e indústria, 4, 93-109.

Papers:

Badashian, A. S., & Stroulia, E. (2016, May). Measuring user influence in GitHub: the million follower fallacy. In Proceedings of the 3rd International Workshop on CrowdSourcing in Software Engineering (pp. 15-21).

Macintosh, A., Coleman, S., & Schneeberger, A. (2009, September). eParticipation: The research gaps. In International conference on electronic participation (pp. 1-11). Springer, Berlin, Heidelberg.

Livros:

Postigo, H. (2012). The digital rights movement: The role of technology in subverting digital copyright. MIT Press.

Zuboff, S. (2019). The age of surveillance capitalism: The fight for a human future at the new frontier of power. Profile books.

Dissertações e teses:

Abramovay, P. V. (2017). Sistemas deliberativos e processo decisório congressual: um estudo sobre a aprovação do Marco Civil da Internet (Doctoral dissertation, Universidade de Rio de Janeiro]. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/12473/1/tese%20Pedro%20Abramovay.pdf 

Rocha, C. (2019). ‘Menos Marx, mais Mises’: uma gênese da nova direita brasileira (2006-2018) (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo). Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-19092019-174426/en.php 

Relatórios:

Comitê Gestor da Internet no Brasil. (2022). Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no setor público brasileiro – TIC Governo Eletrônico 2021.São Paulo: CGI.br. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-no-setor-publico-brasileiro-tic-governo-eletronico-2021/

Gasser, U., & Palfrey, J. G. (2007). Breaking down digital barriers: When and how ICT interoperability drives innovation. Berkman Center Research Publication, (2007-8). Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1033226

Notas finais: a revista adota o formato de notas de fim em vez de notas de rodapé por questões de diagramação. Os artigos devem ser submetidos apenas com notas de fim.

Textos curtos

Com um perfil distinto dos tradicionais artigos acadêmicos, esta seção é destinada para textos curtos focados na apresentação de discussões curtas ou da apresentação de estudos de casos aplicados. A seção priorizará a apresentação de policy papers por agentes do governo que desejem apresentar estudos sobre seus órgãos e suas iniciativas e da descrição e análise de atuações, iniciativas e casos de organizações da sociedade civil; estudos aplicados de estudiosos, militantes, dentro das temáticas da revista.

Os textos curtos precisarão apresentar todos pré-requisitos de um artigo acadêmico, porém o seu limite é de até 3-6 mil palavras e poderão ser escritos por graduados, não precisando ter a presença de doutores. Apesar de terem um perfil menos acadêmico, devem apresentar ao menos 5 referências.

Traduções

Traduções devem ter entre 8.000 e 10.000 palavras. A versão traduzida deve incluir a indicação da referência bibliográfica completa da obra original. As referências devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos. Os arquivos deverão ser em formato .doc, .docx ou .odf.

Quando aplicável, as traduções devem vir acompanhadas de autorização do indivíduo ou organização detentores dos direitos autorais, levando-se em consideração inclusive a licença de direitos autorais adotada pela revista Internet & Sociedade (CC BY 4.0, conforme abaixo).

Esta seção não tem titulação mínima exigida.

Entrevistas

Entrevistas com gestores públicos, indivíduos em cargos de confiança no governo, políticos, líderes, militantes e agentes da sociedade civil que sejam de alta pertinência para os campos de estudos descritos no foco e escopo e nas temáticas da revista. As entrevistas devem ter entre 1.500 e 3.000 palavras, ter sido realizadas no máximo nos últimos 36 meses a contar da data de envio do texto. Eventuais referências devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos.  Os arquivos deverão ser em formato .doc, .docx ou .odf. Esta seção não tem titulação mínima exigida.

Esta seção não tem titulação mínima exigida.

Resenhas

Resenhas devem ter entre 1.500 e 3.000 palavras e apresentar uma leitura crítica de obra publicada nos últimos 36 meses a contar da data de envio do texto. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada. As referências devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos. Os arquivos deverão ser em formato .doc ou .docx.

Esta seção não tem titulação mínima exigida.

Produções artísticas

Serão aceitas narrativas de ficção, poesias, ilustrações, quadrinhos, fotografias e outras linguagens que dialoguem com os temas da revista de forma ampla. Os formatos de submissões artísticas são livres, embora as textuais devam ter no máximo 3.000 palavras. As submissões de produções não textuais devem ser feitas por meio de indicação de link na internet onde se encontra o material em questão.

Esta seção não tem titulação mínima exigida.

Todo o conteúdo da revista será publicado em formato aberto e sob licença creative commons CC-BY 4.0 (ver texto da licença).

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