Submissão

Para a submissão de quaisquer materiais para a revista Internet & Sociedade, os autores devem se cadastrar no sistema de submissão online da revista, preencher os dados requisitados, e seguir as indicações para envio do texto. Esta é a única forma aceitável de submissão de trabalhos para avaliação.

Artigos

Os artigos científicos precisam ser contribuições inéditas e não estarem sendo avaliadas por outras revistas. Como inédito, considera-se que os textos não foram publicados em periódicos, livros e em outros produtos com revisão pelos pares. Se não for o caso, enviar justificativa para o corpo editorial no momento da submissão.

Os textos devem trazer uma contribuição original ao campo de estudos de internet e sociedade. Trabalhos interdisciplinares e que são fruto de investigações empíricas são especialmente bem-vindos. Serão aceitos textos em português, espanhol e em inglês.

Para esta seção, a titulação mínima é de doutorando. Graduandos, graduados, mestres e mestrandos poderão publicar, desde que haja ao menos um doutor entre os autores.

Submissões devem ter entre 8.000 e 10.000 palavras, incluindo notas de rodapé, tabelas e referências. Os textos devem ser redigidos em fonte Times New Roman, 12, espaçamento 1,5 entre linhas e sem espaços antes ou depois dos parágrafos.

A submissão dos arquivos deverá ser em formato .doc, .docx ou .odf  e não devem conter a autoria ou quaisquer elementos que possam identificá-los, incluindo  notas finais e referências finais, sob pena de terem a submissão arquivada.

Os artigos deverão necessariamente apresentar:

aracteres, incluindo eventuais subtítulos. Deve ter uma versão em inglês. Caso a submissão seja em inglês ou espanhol, deverá apresentar uma versão em português também.

Title: tradução do título e subtítulo para o inglês. Limite de 150 caracteres. Submissões em espanhol e inglês devem vir acompanhadas de uma versão do título em português.

Resumo: breve resumo do artigo, destacando-se o estudo ou a discussão realizada e as efetivas contribuições ao campo de estudo. Sugere-se seguir o modelo IMRAD (introdução, métodos, resultados e discussão). Máximo de 250 palavras.

Abstract: tradução do resumo para o inglês. Sugere-se que a tradução seja por profissional. Máximo de 250 palavras.

Palavras-chave: três a cinco palavras-chave separadas por vírgula que resumam o escopo de pesquisa ou reflexão do texto. Deve-se priorizar a escolha por palavras e expressões representativas do campo de pesquisa, temática e/ou técnica de pesquisa.

Keywords: tradução das três a cinco palavras-chave separadas por vírgula. tradução do resumo para o inglês. Sugere-se que a tradução seja por profissional. Máximo de 250 palavras.

Referências: as referências no texto e no final seguem o padrão APA. Todas as referências utilizadas no texto deverão estar no final. Não podem existir referências no final que não tenham sido citadas no corpo do texto. Ver abaixo os exemplos.

Artigos:

Cesarino, L. (2020). Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Internet & Sociedade, 1(1), 91-120.

Gomes, W., & Dourado, T. (2019). Fake news, um fenômeno de comunicação política entre jornalismo, política e democracia. Estudos em Jornalismo e Mídia, 16(2), 33-45. DOI: 10.5007/1984-6924.2019v16n2p33

Capítulos:

Butler, T., & O’Brien, L. (2019). Understanding RegTech for digital regulatory compliance. In Lynn, T.; Mooney, J; Rosati, P. & Cummins, M. (ed.) Disrupting Finance (pp. 85-102). Palgrave Pivot, Cham.

Grohmann, R. (2020). Plataformização do trabalho: características e alternativas. ANTUNES, R.  (ed.) Uberização, trabalho digital e indústria, 4, 93-109.

Papers:

Badashian, A. S., & Stroulia, E. (2016, May). Measuring user influence in GitHub: the million follower fallacy. In Proceedings of the 3rd International Workshop on CrowdSourcing in Software Engineering (pp. 15-21).

Macintosh, A., Coleman, S., & Schneeberger, A. (2009, September). eParticipation: The research gaps. In International conference on electronic participation (pp. 1-11). Springer, Berlin, Heidelberg.

Livros:

Postigo, H. (2012). The digital rights movement: The role of technology in subverting digital copyright. MIT Press.

Zuboff, S. (2019). The age of surveillance capitalism: The fight for a human future at the new frontier of power. Profile books.

Dissertações e teses:

Abramovay, P. V. (2017). Sistemas deliberativos e processo decisório congressual: um estudo sobre a aprovação do Marco Civil da Internet (Doctoral dissertation, Universidade de Rio de Janeiro]. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/12473/1/tese%20Pedro%20Abramovay.pdf 

Rocha, C. (2019). ‘Menos Marx, mais Mises’: uma gênese da nova direita brasileira (2006-2018) (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo). Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-19092019-174426/en.php

Relatórios:

Comitê Gestor da Internet no Brasil. (2022). Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no setor público brasileiro – TIC Governo Eletrônico 2021.São Paulo: CGI.br. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-no-setor-publico-brasileiro-tic-governo-eletronico-2021/

Gasser, U., & Palfrey, J. G. (2007). Breaking down digital barriers: When and how ICT interoperability drives innovation. Berkman Center Research Publication, (2007-8). Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1033226

Notas finais: a revista adota o formato de notas de fim em vez de notas de rodapé por questões de diagramação. Os artigos devem ser submetidos apenas com notas de fim.

Textos curtos

Com um perfil distinto dos tradicionais artigos acadêmicos, esta seção é destinada para textos curtos focados na apresentação de discussões curtas ou da apresentação de estudos de casos aplicados. A seção priorizará a apresentação de policy papers por agentes do governo que desejem apresentar estudos sobre seus órgãos e suas iniciativas e da descrição e análise de atuações, iniciativas e casos de organizações da sociedade civil; estudos aplicados de estudiosos, militantes, dentro das temáticas da revista.

Os textos curtos precisarão apresentar todos pré-requisitos de um artigo acadêmico, porém o seu limite é de até 3-6 mil palavras e poderão ser escritos por graduados, não precisando ter a presença de doutores. Apesar de terem um perfil menos acadêmico, devem apresentar ao menos 5 referências.

Traduções

Traduções devem ter entre 8.000 e 10.000 palavras. A versão traduzida deve incluir a indicação da referência bibliográfica completa da obra original. As referências devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos. Os arquivos deverão ser em formato .doc, .docx ou .odf.

Quando aplicável, as traduções devem vir acompanhadas de autorização do indivíduo ou organização detentores dos direitos autorais, levando-se em consideração inclusive a licença de direitos autorais adotada pela revista Internet & Sociedade (CC BY 4.0, conforme abaixo).

Esta seção não tem titulação mínima exigida.

Entrevistas

Entrevistas com gestores públicos, indivíduos em cargos de confiança no governo, políticos, líderes, militantes e agentes da sociedade civil que sejam de alta pertinência para os campos de estudos descritos no foco e escopo e nas temáticas da revista. As entrevistas devem ter entre 1.500 e 3.000 palavras, ter sido realizadas no máximo nos últimos 36 meses a contar da data de envio do texto. Eventuais referências devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos.  Os arquivos deverão ser em formato .doc, .docx ou .odf. Esta seção não tem titulação mínima exigida.

Esta seção não tem titulação mínima exigida.

Resenhas

Resenhas devem ter entre 1.500 e 3.000 palavras e apresentar uma leitura crítica de obra publicada nos últimos 36 meses a contar da data de envio do texto. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada. As referências devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos. Os arquivos deverão ser em formato .doc ou .docx.

Esta seção não tem titulação mínima exigida.

Produções artísticas

Serão aceitas narrativas de ficção, poesias, ilustrações, quadrinhos, fotografias e outras linguagens que dialoguem com os temas da revista de forma ampla. Os formatos de submissões artísticas são livres, embora as textuais devam ter no máximo 3.000 palavras. As submissões de produções não textuais devem ser feitas por meio de indicação de link na internet onde se encontra o material em questão.

Esta seção não tem titulação mínima exigida.

Todo o conteúdo da revista será publicado em formato aberto e sob licença creative commons CC-BY 4.0 (ver texto da licença).

Envie seu trabalho.